Estabelecimentos de beleza produzem diariamente uma alta quantidade de resíduos. Muitos destes, são restos de cabelo gerados a partir cortes, sendo uma boa parte do descarte deste lixo ainda realizada incorretamente.
Entretanto, é importante deixar claro que existe uma parte considerável que é descartada que pode ser reaproveitada. Principalmente se o seu consumo for reorganizado, e ser adaptado a algumas alternativas corretas para o descarte do cabelo cortado, é possível aproveitar este volume. Pensando nisso, saiba como descartar e efetivamente jogar o cabelo cortado:
Diversos salões espalhados pelo país já utilizam esta iniciativa, que consiste em doar mechas de cabelo para confecção de perucas para pacientes em tratamento de câncer. O Instituto Nacional de Câncer e projetos como a ONG FIO DE LUZ, recebem doações de salões, cabeleireiras e pessoas para transformar os restos de cabelos em perucas. Para as peças, são necessários 200 gramas de cabelo, contendo no mínimo 20 cm de comprimento.
Os pedaços menores, que não podem ser utilizados nas perucas, podem auxiliar na limpeza do mar. Isto porque, a fibra capilar tem um alto poder de absorção e empresas de desenvolvimento sustentável recolhem os fios inutilizados para usá-los na limpeza do oceano em casos de vazamento de óleo. A iniciativa é bem similar da organização FIOS RECICLE, que recebem os restos de cabelo e fabricam “tapetes” que impedem que o óleo destes acidentes marítimos seja despejado no oceano.
Comentários